Estudo: Principais orações dos cristãos

Ato de Contrição
O Ato de Contrição é uma oração cristã que expressa a sua tristeza pelos pecados realizados. Pode ser utilizado em um serviço litúrgico ou em particular, como em uma oração. Utilizado na Igreja Católica, Luterana e Anglicana, cada qual com seu próprio texto. A Igreja Católica aconselha o uso especialmente como acompanhamento aos salmos de penitência.
Ó meu Deus, eu realmente me arrependo por ter Te ofendido,
e eu detesto todos os meus pecados, por causa das Tuas punições,
mas acima de tudo,
pois eu O ofendi, meu Deus,
Tu que és tão bom e merecedor de todo meu amor.
Estou convencido a mudar,
com a ajuda da Tua graça,
para não mais pecar e evitar as tentações do Diabo.

Ave Maria
Ave Maria é a principal oração com a qual os católicos saúdam Maria, mãe de Jesus.

Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém.
Credo
O credo é uma fórmula doutrinária ou profissão de fé. No Catolicismo, também é conhecido como símbolo dos apóstolos. A palavra tem origem na palavra credo que significa creio.
O credo era a princípio uma proclamação batismal enunciada pelo catecúmeno, contendo as proposições objeto da fé na qual estava sendo admitido o batizado. Em 325, passou a ser uma síntese dos dogmas da fé promulgada pela autoridade eclesiástica, através do Concílio de Nicéia (I). A primeira formulação do tipo credo encontra-se no original de uma carta (c. 325) do bispo Marcelo de Ancira. De uma tradução, com algumas alterações, do credo de Ancyra se deriva o credo latino ainda hoje adotado (veja Panarion).
Existem outras variações do credo: o de Santo Atanásio de Alexandria (295-373), o da Igreja bizantina (381), egípcia (370), o de Justino Mártir (150), o Credo Niceno e outros. O papa Bento VIII, no ano de 1020, introduziu o uso do credo na Missa.
Dez Mandamentos do Dízimo
Os Dez Mandamentos do Dízimo ou Meus Dez Mandamentos do Dízimo é o nome dado ao conjunto de leis da Igreja Católica, estabelecidas de acordo com sua interpretação da Bíblia, para a contribuição do dízimo.
Há uma incerteza em relação ao novo nome a ser dado a eles, e até mesmo se eles ainda estão em vigor, pois com a promulgação em 2005 pelo Papa Bento XVI dos cinco mandamentos da Igreja (não confundir com os Dez Mandamentos da Lei de Deus) na sua forma atual, foi suprimido o termo "dízimos" do quinto mandamento (“pagar dízimos conforme o costume”), com a criação de uma nova redação (“Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”).
Os Dez Mandamentos do Dízimo são (ou eram) os seguintes:
1 - Sou dizimista porque amo a Deus e amo o meu próximo. (2Co 9,7); 2- Sou dizimista porque reconheço que tudo recebo de Deus. (Sl 23; 1Co 4,7); 3- Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo. (Lc 17, 11-19); 4- Sou dizimista porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia. (Ml 3,10; Lc 21,14); 5- Sou dizimista porque creio, e confio, em Deus Pai. (Mt 6,25-31); 6- Sou dizimista porque o ato de partilha irá matando o meu egoísmo. (Lc 12,16-21; Pd 4,8); 7- Sou dizimista porque creio na vida cristã em comunidade. (Mt 18,20); 8- Sou dizimista porque Deus, o único pai rico, não quer ninguém passando necessidade. (Mt 25,40); 9- Sou dizimista porque gosto de viver em liberdade e alegria. (Jo 14,1-5; Mt 25,34); 10- Sou dizimista porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho de Jesus no mundo inteiro. (Mt 28,19-20; Mc 16,15).
A Igreja Católica também possui uma “Oração dos Dizimistas”, que é a seguinte:
"Recebe Senhor, meu dízimo! Não é esmola, porque não és mendigo. Não é uma contribuição, porque não precisais. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância representa, Senhor, meu reconhecimento, meu amor. Pois se tenho, é porque me destes. Amém.
Exame de consciência
Exame de consciência é uma revisão de pensamentos, palavras e ações, com a finalidade de verificar a sua conformidade com a lei moral. Entre os cristãos, essa é geralmente uma revisão privada. Na Igreja Católica fiéis que desejarem receber o sacramento da confissão são encorajados a examinar sua consciência usando os dez mandamentos como um guia. Uma doutrina similar é ensinada pela Igreja Luterana, onde os penitentes que desejarem receber a Santa Absolvição também são convidados a utilizar os dez mandamentos como um guia. O processo é muito similar à prática islâmica de Muhasaba, ou auto-reflexão.
Santo Inácio de Loyola incluiu o exame de consciência em seus Exercícios espirituais e nos exercícios, ele apresenta duas formas diferentes de exames, específico e geral. Desde então, o método de Santo Inácio tornou-se conhecido sob vários nomes na literatura espiritual, e é chamado às vezes “Exame de Conscientização”[1]
Em geral, há uma distinção entre o "Exame Particular", que visa mudar uma característica particular ou defeito no próprio comportamento, o “Exame Diário”, que é uma oração de revisão de um dia e, finalmente, o “Exame Geral de Consciência”. Este último método é chamado exame de "consciência" porque é uma revisão de suas ações a partir de um ponto de vista moral, refletindo sobre a própria responsabilidade e olhando para os pecados e as fraquezas em preparação para o arrependimento, em contraste com o exame "diário" que não se concentra sobre a moralidade, mesmo que pecados venham a surgir durante a revisão do dia.
Invocação do Espírito Santo
Invocação do Espírito Santo é uma oração católica.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai,o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.
Por Cristo, Senhor Nosso,
Amém.
Jaculatórias
Jaculatórias são pequenas orações ou invocações que os católicos incluem em suas orações, no começo ou final dessas, ou no final de cada dezena do Rosário.
É uma fórmula genérica quando se reza especificamente para um santo, ou para Nossa Senhora sob um específico título: [Nome do santo(a)], Rogai por nós.
No lugar de "Rogai por nós", nas orações totalmente dedicadas a uma pessoa, alma, ou conjunto delas, se faz a concordância: "Rogai por ele/a(s)"
A Nossa Senhora Aparecida:
Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira.
Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redentor, dai à alma desfalecida vosso poder e valor.
Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós e por todos que não recorrem a Vós especialmente pelos inimigos da Santa igreja e por todos que são a Vós recomendados.
Jesus Misericordioso, eu confio e espero em Vós.
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós.
Doce Coração de Maria (ou Imaculado Coração de Maria), sede a nossa salvação.
Imaculada Rainha da paz, dai-nos a paz.
Imaculado coração de Maria, sede a nossa salvação.
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós.
Nosso Senhor Bom Jesus, tende piedade de nós.
Sagrada Família, santificai as nossas famílias.
Divino Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, tende piedade de nós.
Divino Espírito Santo, iluminai-nos, guiai-nos, dai-nos sabedoria, discernimento, santidade e pureza de coração.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei os nossos corações semelhantes ao vosso.
Nossa Senhora da Providência, providenciai.
Sagrado Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que eu vos ame cada vez mais.
Jesus sacramentado, nosso Deus Amado.
Novena
Novena é um encontro para orações, realizado durante o período de nove dias. Teve sua origem na tradição católica, mas pode ser encontrado em outras tradições ou crenças. É normalmente realizada como manifestação de devoção a algum santo ou beato. Essa tradição começou entre a ascensão de Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo, quando passaram-se nove dias. A comunidade cristã teria ficado reunida em torno de Maria, de algumas mulheres e dos apóstolos por este periodo. Foi a primeira novena cristã. Essa reunião original é repetida todos os anos pelas comunidades cristãs (especialmente as católicas), orando-se pela unidade dos cristãos. Esse se torna também o padrão das novenas rogadas com outros objetivos. O número 9 possui ainda um significado especial no culto católico, por ser igual ao quadrado de 3, número esse considerado perfeito por estar relacionado à Trindade. Durante a novena, dedica-se uma hora do dia às orações, por nove dias seguidos. Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas neste dia. As velas são o símbolo da fé, porém podem ser dispensadas, a depender de onde se pratica a novena. As relações de trabalho e interpessoais não precisam ser evitadas, uma vez que a rotina do cristão não deve ser alterada, exceto em relação às orações e devoções.
Pai Nosso
A Oração do Senhor, também conhecida como o Pai Nosso, é talvez a oração mais conhecida do cristianismo. Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento, uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6.9-13) como parte do discurso sobre a ostentação, uma secção do sermão do monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11.2-4).
O contexto da oração em Mateus é uma parte de um discurso, sobre um povo sofrido que ora grandiosamente, simplesmente com a finalidade de ser visto orando; Mateus descreve Jesus ensinando as pessoas à orar "após a fórmula" dessa oração. Tendo em conta a estrutura da oração, fluxo de sujeito e ênfases, uma interpretação da Oração do Senhor é como uma orientação sobre como orar em vez de aprender algo ou repetir por hábito. Há outras interpretações sugestivas que a oração foi concebida como uma oração específica à ser usada. O Novo Testamento relata Jesus e seus discípulos orando em várias ocasiões; mas nunca os descreve usando essa oração, é incerto o quão importante ela foi originalmente vista e tida.
Segundo a doutrina católica, Jesus ensinou o Pai Nosso aos seus discípulos, que estavam ansiosos em saber como rezar bem, no famoso Sermão da Montanha. O Pai-Nosso é uma "oração cristã insubstituível", "a «síntese de todo o Evangelho» (Tertuliano) e «a oração perfeitíssima» (São Tomás de Aquino)". "A tradição litúrgica da Igreja usou sempre o texto de São Mateus (6, 9-13)":[9]
Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.
Salve Rainha
Salve Rainha é uma oração católica à Virgem Maria, que encerra a recitação do terço, e também a Horas das Completas que se proclama em sua honra para a proteção durante o sono dos monges.
Salve Rainha
Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre,
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria
V.: Rogai por nós santa Mãe de Deus
R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Santo Anjo
Oração católica pedindo proteção ao seu santo anjo da guarda, é uma forma de indulgência:
Versão mais conhecida
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina Amém.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentários