Reunião da COMIPA em Campo Alegre

Neste domingo passado, 11 de março de 2012 na comunidade Campo Alegre, zona rural de Olivença/AL reuniram-se alguns membros do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) para discutir e organizar junto com articuladores de comunidades paroquiais os principais objetivos de sediar nestas comunidades a Missão Popular que ocorrerá em nossa paróquia de Nossa Senhora do Carmo em maio do corrente ano.
Compareceram vários articuladores e colaboradores missionários das seguintes comunidades: Bento Leite, Desumano, Campo Alegre, Grampará e Bonsucesso, faltando respectivamente Dona e Lages dos Canjos.
No discurso Maria Cícera (Tita) e João Valdemar (COMIPA), tirou todas as dúvidas dos presentes quanto as Missões Populares.
Logo após o encontro foi celebrada a Santa Missa presidida pelo nosso pároco padre José Petrônio.
Santa Missa - Capela Nossa Senhora da Conceição


O que são Missões Populares? Fonte http://www.diocesenet.com.br

     As missões populares são um momento forte, intenso e extenso, raro e especial de evangelização nas comunidades em vista da reanimação da fé do povo, da formação de agentes de pastoral, da organização e dinamização pastoral das comunidades.
     É um projeto organizado, em nível diocesano, que quer levar a palavra de Deus, anunciada por evangelizadores, a todas as famílias que o desejarem. Dito assim parece uma coisa simples, mas exige uma preparação planejada em todos os detalhes e o envolvimento de muitas pessoas.

OBJETIVOS DAS MISSÕES POPULARES
        As missões populares visam colaborar com as comunidades em sua caminhada no processo de reanimação, incentivando e fortalecendo tudo o que já existe de bom, abrindo novas perspectivas para a vida comunitária, de conformidade com os tempos e lugares, levando em consideração o plano pastoral da Diocese e da Paróquia.

 ETAPAS DAS MISSÕES
1. ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS POPULARES
      Dois a três meses antes do início da Missão Popular inicia-se a preparação do missionários através de encontros, retiros e estudos.
     Um mês antes da missão acontece o primeiro encontro, na paróquia, entre os missionários e os agentes de pastoral das comunidades da Paróquia. A partir dessa reunião encaminha-se a preparação de equipes de trabalho para a missão: liturgia, grupos de reflexão, propaganda e organização e começa-se um tempo forte de sensibilização para a pré-missão.

2. PRÉ-MISSÃO
   Um mês e meio a dois meses antes de começar a missão. Os missionários visitam todas as comunidades. Com o povo reunido dá uma visão de como serão realizadas as missões nas comunidades. Explica a função das quatro equipes para preparar as missões: liturgia, grupos de reflexão, propaganda e organização.

3. METODOLOGIA
† Celebrações da Eucaristia e da Palavra
† Pregações com símbolos
† Palestras expositivas
† Encenações bíblicas adaptadas à realidade do nosso tempo
† Muita animação com cantos e momentos de oração e silêncio
† Atendimento individual e confissões. 
† Visita aos doentes
† Valorização da religiosidade popular: procissão luminosa, bênção da saúde, bênçãos diversas,...

4. PÓS- MISSÃO
     É a terceira etapa das missões. Acontece mais ou menos um mês após a missão. Compreende, normalmente, alguns cursos de formação e treinamento para lideranças: liturgia, catequese, coordenadores de grupos de reflexão, pastoral da juventude e Conselho de Pastoral Comunitário.

Comentários