Aconteceu domingo passado o II Encontro Paroquial dos Catequistas em 2012

Neste ultimo domingo passado 1º de abril de 2012 na Escola Municipal Adeildo Nepomuceno Marques na cidade de Olivença-AL, foi realizado o II encontro com os catequistas da paroquia Nossa Senhora do Carmo. Adalberto, coordenador paroquial da catequese, iniciou o encontro invocando o Espirito Santo e a Santíssima Trindade. Logo em seguida convidou aos catequistas presentes para fazer a leitura orante da Palavra de Deus e ao mesmo tempo convidou Cicero Santana, coordenador setorial da paroquia para debater com os catequistas o tema Vocação e Missão do Catequista

CATEQUISTA É ALGUÉM CHAMADO POR DEUS QUE SE CONVERTE E DÁ A DEUS O SIM GENEROSO; DELE RECEBE, POR MEIO DA IGREJA, O MINISTÉRIO DE EDUCAR OS FIÉIS NA FÉ, NA ESPERANÇA E NO AMOR".

1 - A CRISE NA CATEQUESE - Será que vamos continuar:
a) ensinando resumos do catecismo? 
b) repetindo curso de preparação para os sacramentos?
c) adotando "manuais"
d)com catequistas ou como um professor de um cursinho de prevestibular?
e) pensando a catequese como coisa para crianças e adolecentes?


Ora isso já não responde mais às necessidades dos fiéis. Mudar é preciso, mas será que pais, catequistas e padres aceitam mudar a catequese?

2 -  A CATEQUESE JÁ MUDOU - Sim, no papel. Está nos documentos da CNBB.  a) Catequese renovada, orientações e conteúdo. (1983). b) Diretório Nacional de catequese (2005). d) Iniciação à vida Cristã (2009); só falta mesmo colocar em prática.

3 - PRIORIDADES DAS PRIORIDADES -  basta ler Catechesi Tradendae (A Catequese de Hoje), no. 63 do papa João Paulo II (1979). Para ele, "se a catequese for bem feita na Diocese, tudo o mais será realizado com a maior facilidade". Mas trata-se da  catequese evangelizadora: um processo educativo, comunitário e fraterno, orante, celebrativo e comprometedor. Que ajuda as pessoas a viverem um encontro com Jesus, a inserção na Comunidade eclesial e a missão de construir o Reino de Deus neste mundo.

4 - CATEQUISTA - Catequista é alguém chamado por Deus, que se converte e dá a Deus um sim generoso; recebe por meio da Igreja o ministério de educar os fiéis, na fé, na esperança e no amor mediante um processo bem participativo.O catequista não é um professor, mas um mediador que ajuda o catequizando a assumir o compromisso de vida com Deus, com os irmãos, com a natureza, com a Igreja e a colaboração com Deus na salvação do mundo.  

Por fim, Siverania Firmino, secretaria da catequese, leu a ata do ultimo encontro.



Comentários