Ronaldo Lessa lidera em Maceió e Célia Rocha em Arapiraca


Pesquisa do Gape indicaria segundo turno na capital e folga na capital do Agreste

O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) lidera a intenção de voto do eleitorado para a Prefeitura de Maceió. Mas, a disputa promete ser acirrada, já que Rui Palmeira (PSDB) e Jeferson Morais (DEM) estão logo atrás, o que se poderia prever que a eleição seria decidida em um eventual segundo turno na capital. A deputada federal Célia Rocha (PTB) é a favorita em Arapiraca e ganharia no primeiro turno. A pesquisa realizada pelo Gape é a primeira deste ano, foi publicada na edição deste domingo (15) da Gazeta de Alagoas e já está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo AL-00003/2012.

De acordo com os números apresentados pelo levantamento, Lessa tem 24% das intenções de voto. Rui apresentou 20% da preferência dos eleitores entrevistados e Morais ficou com 17%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o pedetista estaria apenas 1% à frente do segundo colocado. Com relação a Rui e Morais, haveria um empate técnico.

Mesma situação seria a dos candidatos Galba Novaes (PRB) e Rosinha da Adefal (PTdoB), quarto e quinto colocados no levantamento feito pelo Instituto Gape. Eles estariam empatados tecnicamente se for levada em consideração a margem de erro. Na pesquisa, Galba obteve 12% das intenções de voto enquanto que Rosinha aparece com 10%.

O candidato Sérgio Cabral (PPL) foi citado por 1% dos entrevistados. Já Nadja Baía (PPS) e Alexandre Fleming (PSol) não pontuaram nesse levantamento. Dos eleitores questionados, 9% não quiseram opinar e 7% disseram que não sabiam em quem iriam votar no dia 7 de outubro dentre os candidatos apresentados a eles.

Lessa também lidera quanto ao índice de rejeição. Na pesquisa estimulada, quando o Gape apresentou os nomes dos candidatos que solicitaram o registro no TRE/AL, 22% dos eleitores disseram que não votaria de jeito nenhum no ex-governador e ex-prefeito. Em seguida, aparece Jeferson Morais, com 11% de rejeição. Galba Novaes teria, segundo os números, 9% de repulsa; Alexandre Fleming, 6%, Rui Palmeira e Sérgio Cabral, 5% cada; Rosinha da Adefal , 4%; e Nadja Baía, 2%. Não sabem somaram 19% e não opinaram, 16%.

Na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são apresentados, Lessa foi lembrado por 16% dos entrevistados; Jeferson Morais, por 5%; Galba, por 4%; Rui teria rejeição de 3%; Rosinha, Fleming e Sérgio Cabral não receberiam os votos de 2% dos eleitores e Nadja Baía não foi citada nesta condição.

Célia ganharia com folga em Arapiraca

Se as eleições fossem hoje, a deputada federal Célia Rocha voltaria a ser a prefeita de Arapiraca. Segundo os dados do Gape, a petebista teria 55% das intenções de voto. Alves Correia (PTdoB), segundo colocado, obteve 16% da preferência dos entrevistados e Rogério Teófilo (PSDB) ficou com 12%. Não sabem em quem votar somaram 12% e 5% dos eleitores não quiseram opinar.

No quadro de rejeição, Alves Correia lidera, com 35%. Já Teófilo aparece com 21% nesse patamar. Célia não seria votada por 18% dos entrevistados. Os indecisos ficaram em 13% e não opinaram, mesmo índice.

O Gape entrevistou 1.066 eleitores de diversos bairros na capital e a mesma quantidade em Arapiraca, todos maiores de 16 anos – portanto, aptos ao voto – nos dias 11 e 12 de julho. Eles responderam a seguinte pergunta: “Se as eleições para prefeito em Maceió fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem o (a) Sr. (a) votaria?”. O nível de confiança do levantamento é de 95%, segundo o Instituto.

Fonte: gazetaweb

Comentários