Ideb: escola pública não acompanha mudanças


O resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado na semana passada pelo MEC, tem levantado as mais diferentes interpretações. Num ponto, porém, todos concordam: o ensino vai mal. Até o governo reconhece, embora não queira dar o braço a torcer. Assim, garante que há avanços, desde que começou a avaliação, em 2005.
É claro que são muitos os fatores que influenciaram, positiva e negativamente, o resultado do Ideb. Entre as favoráveis estão os investimentos em formação de professores, na capacitação de gestores escolares, na melhoria das condições físicas das escolas, no transporte escolar, na merenda e também na instalação de bibliotecas.

Entre os pontos que atrapalham o avanço do ensino público está, seguramente, o atraso da própria escola. O que se oferece ainda hoje, em pleno e veloz século 21, ainda é uma escola do século passado. Ou mesmo dos anteriores. Uma escola que resiste a se ajustar aos novos tempos.
Qualquer criança de menos de 5 anos de idade opera, sem maiores dificuldades, um aparelho celular. Elas acessam programas aos quais adultos têm dificuldade de dominar. E até de chegar. Quando essas crianças entram na sala de aula, porém, deparam com antigos modelo pedagógicos que pouco estimulam a aprendizagem.
O governo alardeia que está investindo na disseminação de computadores na escola. Trata-se de uma falácia. Quando o computador chega, falta quem o opere. O professor também não está convenientemente treinado para essa tarefa. Quando está, o computador não tarda a apresentar defeito e o conserto é demorado. A aula no laboratório de informática fica, assim, um faz de conta.
Sem uma política efetiva de informatização da escola, que leve em conta ao mesmo tempo o uso dele como ferramenta pedagógica avançada e que funcione, também, como um item a mais de motivação dos alunos, o ensino público não atingirá as metas planejadas nos prazos fixados. O computador nas mãos de alunos e professores já é uma realidade incorporada ao dia-a-dia das melhores escolas da rede privada.

Fonte: 180graus.com

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