Novo defensor público-geral é empossado pelo governador


Vilela destacou os avanços da Defensoria Geral do Estado e ressaltou a importância do órgão para garantir cidadania aos alagoanos

O governador Teotonio Vilela Filho empossou, nesta segunda-feira (13), no auditório do Palácio República dos Palmares, o defensor público-geral do Estado, Daniel Coelho Alcoforado, que vai comandar o órgão substituindo o defensor Eduardo Lopes. 

Na solenidade de posse, o governador destacou a missão dos defensores públicos na construção da democracia e do acesso cada vez maior à Justiça. Teotonio disse que apoia as ações da instituição pois entende sua importância para a população. Ele também citou avanços como a autonomia financeira e administrativa, tendo em vista o duodécimo independente e o aumento do número de defensores de 28 para 72, o que ampliou o atendimento no interior. 

“Estaremos prontos para apoiar mais ações da Defensoria. Sabemos o quanto avançamos e quanto ainda existem demandas, mas ao poucos atenderemos não somente a essa, mas a todas as instituições importantes para o exercício da cidadania”, destacou. 


Teotonio ressaltou que o novo defensor público-geral terá novos desafios, mas que acredita que fará uma gestão valorosa dando continuidade ao legado deixado pelo defensor Eduardo Lopes. “Foi uma administração respeitosa. Podemos dizer que Eduardo Lopes é uma dos homens de bem desse Estado. É competente e responsável e foi uma honra trabalharmos juntos”, disse o governador. 

No discurso de posse, Daniel Coelho agradeceu aos colegas defensores pela demonstração de credibilidade expressa na votação unânime. “Um fato que amplia minha responsabilidade de corresponder a essa clara expectativa e confiança dos meus companheiros de trabalho”, disse ele, que também destacou o apoio do Governo do Estado nas ações da Defensoria. 

“Tivemos muitos avanços, mas só foi possível porque contamos com um Governo sério, que valoriza o trabalho realizado pela Defensoria e que sempre nos estendeu a mão”, disse. “Nosso trabalho será guiado pela nobre missão de representar aqueles que se encontram impossibilitados de alcançar a Justiça. Seriedade e responsabilidade serão meus nortes nessa nova empreitada”, acrescentou Coelho. 

O defensor empossado também fez elogios à gestão do colega e afirmou que a Defensoria cresceu e estabeleceu-se com uma das mais admiradas do País. “Com seu subdefensor público-geral, pude aprender muito com Eduardo Lopes sobre liderança e lealdade Sua gestão não acaba aqui, ela permanecerá viva”, afirmou. 

Ao deixar o cargo, Eduardo Lopes parabenizou o novo defensor geral e falou sobre a trajetória da Defensoria Pública do Estado e dos avanços em sua gestão, como a interiorização de serviços e a criação de núcleos para atendimento especializado, como os núcleos de violência conta a mulher, direitos humanos, defesa do consumidor, entre outros.

Fonte: gazetaweb

Comentários