Semana da Paz em Alagoas terá várias atividades para promover a cultura de paz

Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) promove, de 17 a 23 de setembro, a Semana da Paz, com atividades em vários municípios do Estado para estimular a participação dos cidadãos no processo de construção de uma cultura de paz e não violência.
A data foi instituída em 1981 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dia de cessar-fogo e não violência em todo o mundo, para que as pessoas reflitam sobre o que podem fazer para promover a paz.

“Este é o objetivo principal da Semana da Paz em Alagoas, contribuir com a mudança de comportamento e a promoção da cultura de paz no cotidiano das pessoas, estimulando a reflexão para que elas identifiquem que as ações que levam à paz estão mais perto do que normalmente acreditam”, explica o secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico.


A Semana da Paz começa nesta segunda-feira (17), com a primeira Oficina Comunitária de Mediação de Conflitos, no Conjunto Carminha. A própria comunidade vai ser orientada e estimulada a resolver de forma não violenta e pacífica seus conflitos, uma grande contribuição para a transição para uma cultura de paz. A oficina é resultado da parceira entre Sepaz, Secretaria de Estado de Articulação Social (Seas), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e da Base Comunitária local. As atividades começam às 8h, na Igreja Casa de Oração.

Durante a tarde, uma palestra na Escola Dom Adelmo, no Vergel, irá orientar estudantes, professores e a comunidade a começar um olhar diferente para a questão da cultura de paz, vendo que eles são protagonistas da transformação para essa nova cultura.

A partir da terça-feira (17), em Palmeira dos Índios, começam as ações de entrega dos livros e sensibilização da comunidade escolar para o “Educação para Paz”, programa voltado para a educação emocional de crianças, possibilitando um amadurecimento sadio e criando adolescentes e adultos que saibam lidar com situações que possivelmente os empurrariam para comportamentos agressivos e negativos ou às drogas como forma de resposta.

Mais sensibilizações acontecerão em Maceió nas comunidades onde atuam as bases comunitárias da Polícia Militar (Vergel, Jacintinho e Benedito Bentes), onde o “Educação para Paz” será instalado como projeto-piloto para as escolas da rede estadual. “Nossa intenção é fortalecer esse braço do Estado que chega nessas comunidades, que sempre foram vistas como comunidades mais violentas, e que agora estão tendo a oportunidade de um conjunto de ações de Governo que as estimulem a serem protagonistas de uma nova realidade”, explica o secretário Jardel Aderico.

Aliado a essas ações, desde o fim da semana passada, outdoors nas ruas de Maceió trazem frases como “Compreenda”, “Seja tolerante”, “Rejeite a violência”, sempre acompanhadas da frase “A paz está mais perto do que você imagina”.

“Tudo aquilo que vai ser feito é no sentido de celebrar passos que vêm sendo dados na direção de mudar a cultura e o comportamento da sociedade. Alagoas sempre foi tida como um Estado muito violento, culturalmente inclusive. Estamos falando de um processo de mudança de comportamento que leva anos. Este é o propósito da secretaria, fazer com que culturalmente as pessoas deem lugar a um comportamento pacífico”, diz Jardel.

A Semana da Paz contará também com o lançamento do ônibus da Campanha do Desarmamento – uma unidade móvel para a entrega voluntária de armas – e culminará com uma série de atividades no dia 21 de setembro, para celebrar o Dia Internacional da Paz. No entanto, a programação se estende até o domingo (23), com um torneio de futebol e passeio ciclístico em Delmiro Gouveia.

por Agência Alagoas

Comentários