Alagoas terá primeira eleição 100% biométrica este ano

Saiba o que muda com a identificação digital; 95% recadastrados
O estado de Alagoas terá a primeira eleição 100% biométrica este ano, com voto identificado pela digital do eleitor. O sistema de biometria já foi testado no último pleito e apresentou pequenos problemas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que não comprometeu o resultado da vontade popular. Com 95% da população recadastrada, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas espera proclamar o resultado total do pleito deste ano em até quatro horas.



Pelos testes feitos pelo TRE/AL nos últimos dois meses, e mais especialmente por conta do simulado ocorrido na semana passada, a Justiça Eleitoral acredita que cada eleitor vai passar, no máximo, 40 segundos para concluir o seu voto diante da urna.

“Nós conseguimos recadastrar 95% do eleitorado alagoano e fizemos o treinamento dos mais de sete mil mesários que vão trabalhar nessas eleições. Então, diante disso, acreditamos que a votação durará em torno de 40 segundos. O processo ficou mais simples, inclusive, porque com a identificação da digital, não é mais necessária a assinatura no livro dos comprovantes”, explicou Luiz Gustavo de Oliveira Lúcio.

“E para facilitar ainda mais o momento da votação, recomendamos que o cidadão leve sua cola sigilosa, com os números dos seus candidatos, e se dirija à cabine de votação preparado para exercer sua cidadania. Orientamos para que ele não faça uso de alguma identificação exagerada dos seus candidatos, sendo, o ideal, apenas um boton na camisa”, disse o chefe da 1ª Zona Eleitoral de Maceió.

Biometria foi realizada nos 102 municípios de Alagoas

Maceió foi a primeira capital brasileira a concluir o recadastramento biométrico. As atividades relacionadas à biometria foram concluídas ainda no final do ano passado e atingiram mais 85% dos eleitores maceioenses. O percentual superou a meta estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que era de 75%. Nas outras 101 cidades alagoanas, o recadastramento dos eleitores foi encerrado no segundo trimestre deste ano.

“Teremos um eleição 100% biométrica e temos certeza que ela será um sucesso. A exemplo do que ocorreu no pleito anterior, de 2010, onde fizemos o teste da biometria, acreditamos que não ocorreram problemas nas secções eleitorais. Até pode surgir um pequeno contratempo, com alguma digital não sendo reconhecida pela urna. Nesse caso, basta que o eleitor esteja portando um documento com foto para que possamos permitir a ida dele à cabine de votação. No entanto, garantimos que, novamente, serão empregados os consolidados sistemas informatizados de votação e eles são completamente seguros”, acrescentou Luiz Gustavo de Oliveira Lúcio.

Alagoas e Sergipe, por serem os menores estados da Federação, foram escolhidos para, em caráter pioneiro, implantar o sistema de biometria na urna eletrônica. O recadastramento eleitoral teve início em 2011, tornando obrigatório o uso da digital para a identificação do eleitor. Este ano de 2012 será o primeiro em que o TSE vai realizar um pleito 100% baseado n biometria.

Fonte: gazetaweb

Comentários