Candidatos sentem dificuldades na prova de Redação

por Anna Cláudia Almeida do portal cadaminuto
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) submeteu mais de 88 mil candidatos em Alagoas a questões de Português e Matemática. A grande ansiedade para conhecer o tema escolhido para a prova de Redação não teve reflexos para muitos candidatos que disseram estar satisfeitos com o desenrolar do exame.



Ainda durante a tarde, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". Para alguns professores, o tema escolhido foi bastante atual e de fácil desenvolvimento para aqueles que se mantêm informados e com leitura constante.

No entanto, esta não foi a opinião da estudante Mayara Suzy Santana, 16 anos. Após mais de 4h de prova, a jovem deixou o prédio da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, e falou ter sentido dificuldade para desenvolver o tema.

“Pensava que seria algo relacionado ao meio ambiente, mas não foi o que aconteceu. Achei ser um tema de difícil argumentação, mas acredito que consegui fazer uma boa prova”, colocou o jovem que pretende cursar Psicologia em alguma universidade federal.

Diferente da estudante, Maxwell Valdivino, 19 anos, achou uma boa escolha para o tema, assim como Celso Júnior, 19 anos. Ambos mostraram otimismo em relação à redação e acreditam terem se saído bem na prova mais temida do Enem. “Acredito que consegui desenvolver de uma boa maneira o tema. Agora é esperar”, falou Valdivino.

“Esse é um assunto bastante atual, pois devido à economia do Brasil muitos estrangeiros estão chegando ao país, sendo atraídos pelo mercado de trabalho, e salários que já são bem melhores do que países que enfrentam uma grave crise mundial. E há um processo contrário de anos anteriores, quando as pessoas é que deixavam o Brasil para tentar a vida lá fora”, acrescentou Celso Júnior.

Já quando o assunto são as provas de Português e Matemática, a maioria dos estudantes é taxativa ao reclamar do pouco tempo para responder as questões. “A prova de português tinha enunciados enormes e requer muita paciência para responder. O certo era usar 3 minutos por questão, mas isso acaba sendo impossível. No final, acabamos chutando as respostas de quase 20 questões porque não há tempo suficiente para fazer com calma”, disse Maxwell.

A nova bateria de provas do Enem foi realizada neste domingo para mais de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram em todo o Brasil. O segundo dia de provas, que começou às 13h no horário de Brasília, teve 90 questões objetivas de múltipla escolha sobre linguagens e códigos (45) e matemática (45), além da redação.

O tempo máximo para a conclusão da prova foi de cinco horas e meia, e o mínimo, duas horas. Os gabaritos oficiais serão divulgados na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na próxima quarta-feira (7). Os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 28 de dezembro, também na página do Inep.

Comentários