Dia de Finados leva milhares de pessoas aos cemitérios de Maceió

Milhares de maceioenses foram aos principais cemitérios da capital, na manhã desta sexta-feira (02), Dia de Finados, para prestar homenagens aos mortos. Ao todo, são oito cemitérios administrados pela Prefeitura de Maceió que foram preparados para receberem as pessoas que prestam homenagens aos seus entes queridos.




Segundo o diretor do Departamento Administração de Cemitérios (DAC) da SMCCU, Victor Franklin, a Prefeitura de Maceió reformou e preparou todos os seus oito cemitérios públicos: São José (Trapiche); Piedade (Prado); Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá); Santa Luzia (Riacho Doce); Nossa Senhora do Ó (Ipioca); Santo Antônio (Bebedouro); São Luiz (Tabuleiro dos Martins) e Divina Pastora (Rio Novo). “Hoje, as reformas e limpeza são contínuas, ou seja, não têm época para acabar e não são voltadas apenas para o Dia de Finados, como acontecia anteriormente”, explicou Victor

Os cemitérios estão abertos desde às 7h, e funcionarão até às 19h. Durante todos os dias serão celebradas cinco missas no período de visitação, nos cemitérios Nossa Senhora da Piedade e São José, nos bairros do Prado e Trapiche da Barra. A primeira aconteceu às 7h e a última será realizada às 17h30.

Algumas famílias de pessoas que já morreram, fazem questão de levar as flores, acender velas e participar das missas na própria data. A funcionária pública Estela Alves de Oliveira foi ao Cemitério São José, no Trapiche, para visitar uma irmã que está enterrada lá. Ela disse que desde que sua irmã morreu, faz questão de visita o seu túmulo todos os anos e levar flores. “Não deixo nunca de vir, trago flores, velas e rezo todos os anos, além disso, sempre participo da missa que é celebrada aqui no cemitério. É o mínimo que posso fazer para preservar sua lembrança”, diz.

Como de costume, todos os anos, ambulantes montam suas barracas em frente aos cemitérios. Lúcia de Oliveira está desde cedo em frente ao Cemitério Piedade, no bairro do Prado, vendendo flores e velas para ganhar uma renda extra em casa. “É um dinheiro que vai ajudar a pagar algumas dívidas que tenho no mercadinho”, afirma Lúcia.

Equipes da SMCCU realizaram, nas duas últimas semanas, a troca de luminárias, fiações e instalações hidráulicas de cada cemitério da cidade. Os reparos incluíram ainda a pintura de capelas, poda de árvores e serviço de jardinagem, além da instalação de novos postes e refletores para garantir a segurança e o bem-estar de familiares e amigos que visitam os túmulos de seus entes queridos.

Em Maceió, além dos oito cemitérios públicos administrados pela prefeitura, existem dois particulares que também recebem muita gente: o Campo Santo Parque das Flores (Tabuleiro do Martins) e o Memorial Parque Maceió (Benedito Bentes).
Fonte: aquiacontece

Comentários