Escola de Atalaia leva o nome de Domingos Jorge Velho, o algoz de Zumbi

Em meio as comemorações do Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro, uma foto postada na rede social, pelo professor de História do IFAL, Alexandre Fleming, causou uma certa polêmica. Na cidade de Atalaia, distante 48 Km de Maceió, uma escola de educação básica recebeu o nome de Domingos Jorge Velho, nada mais nada menos que o maior opositor da resistência negra.
Também pela rede social, o jornalista Thiago Correia ao comentar a foto da escola, disse que no dia da Consciência Negra... Atalaia dava um exemplo ruim de como fazer o passado presente no nosso cotidiano.
Mas o destruidor do Quilombo dos Palmares, teve um papel importante na fundação da cidade de Atalaia. Segundo os livros de História, o Governador da Província de Pernambuco, Fernão de Souza Carrilho, prometeu a  Domingos Jorge Velho uma sesmaria (Cerca de 40 mil metros de terra), como recompensa pela destruição do Quilombo dos Palmares. Após a morte de Zumbi, o bandeirante se estabeleceu no atual bairro da Cidade Alta, onde mandou construir a Capela de Nossa Senhora das Brotas, batizando o local de Arraial dos Palmares.
Mas não é só na Terra dos Palmares que o algoz de Zumbi é homenageado, diversas ruas Brasil a fora receberam o nome de Domingos Jorge Velho.
No meio da "discussão" gerada sobre o assunto no Facebook, a de se levar em conta o comentário de Keu Farias, que destacou que na época, o bandeirante trabalhava para o governo, combatendo quem hoje é Herói, mas outrora era considerado como um infrator da Lei.  

Direitos Reservados - Leia em: http://www.salvealagoas.com/2012/11/escola-de-atalaia-leva-o-nome-de.html#ixzz2CqO5rMJD

Comentários