Educação e Uneal firmam parceria para corrigir do fluxo escolar

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, e o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo José Campos da Costa, assinaram, na manhã desta sexta-feira (30), um termo de cooperação que visa contribuir significativamente para a correção do fluxo escolar nos anos finais do Ensino Fundamental na rede. A parceria representa os esforços da pasta na realização das ações do Projeto de Elevação da Qualidade do Ensino Fundamental, do Programa Alagoas Tem Pressa (ATP), do Governo do Estado.

Denominado Projeto Mandacaru, a ação, que contará com recursos na ordem de R$ 12 milhões por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem como meta corrigir o fluxo escolar de 54 mil estudantes em um período de três anos.

Na ocasião, o secretário Adriano Soares ressaltou a importância da parceria para a melhoria do ensino público estadual e do caráter inovador do projeto. “A Uneal é peça fundamental no desenvolvimento da ação. O que estamos propondo é algo que tem grandes chances de se tornar referência no âmbito da educação em outros estados”, destacou.

Para o reitor da Uneal, Jairo Campos, “é essencial que a universidade esteja inserida nos projetos da Educação no estado, principalmente ações como esta, que geram emprego e renda para os profissionais da área e estão comprometidos com a melhoria do sistema educacional”.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da SEE e gerente do projeto no ATP, Ana Márcia, a cooperação entre as instituições visa à elaboração de material didático destinado aos alunos em distorção idade/escolaridade e a formação dos professores das turmas de progressão que compõem a rede estadual de ensino.

“O projeto se desenvolverá em três anos, com formação continuada para os professores da rede pública, kits pedagógicos, material didático adotado nas turmas de aceleração de estudos e acompanhamento da Uneal em todas as etapas de aplicação”, pontuou Ana Márcia.

Fonte: SEE

Comentários