Operação Divisa Segura: encontro de segurança pública é realizado em Arapiraca

por Ascom 3º BPM 
Na manhã desta terça-feira (11), o município de Arapiraca, localizado na região agreste do Estado, realizou o XIV Encontro do Comitê Integrado de Segurança Pública – Operação Divisa Segura.

O evento teve início às 9 horas, com a apresentação em números e gráficos da atuação dos órgãos de segurança pública de Alagoas, explanada pelo secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César. “Aqui foram apresentados alguns dados referentes à atuação dos órgãos de segurança pública. Com base nessas informações, estaremos prontos para dar apoio e aumentar as ações de combate à criminalidade nas fronteiras dos Estados do nordeste”, frisou o secretário.

Durante a reunião, que ocorreu na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), gestores da área de segurança pública dos nove Estados do Nordeste apresentaram dados, traçaram metas e deliberações. Os encontros são mensais e ocorrem todos os meses, sendo cada reunião em um Estado participante da operação.

O objetivo da reunião é proporcionar a efetivação de operações integradas na área de Segurança Pública no combate à criminalidade, em especial às quadrilhas de assalto a banco e explosões à caixas eletrônicos, bem como à narcotraficantes e homicidas. A operação consiste em ações preventivas e de repressão à criminalidade nas áreas de divisa dos Estados, com ações policiais integradas do planejamento à operacionalidade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dimas Barros, engrandeceu a realização dessas reuniões, bem como a importância da troca de informações entre as polícias. “Ações padronizadas refletem em resultados positivos para combater as atuações criminosas nas divisas dos Estados nordestinos”, avaliou o coronel Dimas.

Estiveram presentes ao encontro o coordenador do comitê integrado de segurança pública, delegado da Polícia Federal, Airton Ferraz; o comandante de policiamento de área do interior II (CPAI/II); tenente-coronel Neuton Bóia; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o comandante da Força Nacional em Alagoas, capitão Edson Gondin; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Silvio Costa; o coordenador de operações da região do interior, coronel do Corpo de Bombeiros Neitônio Freitas, além de gestores da área de segurança dos demais Estados.

Comentários