Rui Palmeira é diplomado prefeito de Maceió

Justiça Eleitoral também diplomou 19 vereadores e mais dois suplentes de cada coligação que participaram do pleito 2012Por gazetaweb
O prefeito peessedebista eleito de Maceió Rui Palmeira, o vice-prefeito pepista Marcelo Palmeira e 19 novos vereadores que vão compor a Casa de Mária Guimarães, na legislatura 2013-2016, foram diplomados, na noite desta quarta-feira (19), no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas, Centro da capital, em meio a uma sessão inicialmente tensa. Só após 40 minutos após o horário marcado para o início da solenidade, a Justiça Eleitoral começou a cerimônia. A demora aconteceu porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), depois de estar em mãos com uma decisão que aumentava para 31 o número de assentos na Câmara Municipal de Maceió, recebeu uma segunda determinação, dessa vez, do presidente do Poder Judiciário, desembargador Sebastião Costa Filho, que derrubou a decisão anterior do colega Kléver Loureiro, fixando em 21 o quantitativo de parlamentares.

A cerimônia de diplomação foi comandada pelo juiz Erick Costa de Oliveira, titular da 1ª zona eleitoral. Foi ele quem comunicou, ao abrir a solenidade, que a presidência do Tribunal de Justiça acabara de enviar a decisão judicial que mantinha em 21, o número de cadeiras no Parlamento da capital. O anúncio foi comemorado por boa parte do auditório. Na sequência, o magistrado destacou o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral neste ano, lembrou que as eleições transcorreram normalmente em Maceió e que Alagoas foi um estado pioneiro na implantação da biometria, não tendo sido detectado nenhum problema com tentativa de fraude na urna eletrônica.

Vereadores diplomados
A diplomação, na noite desta quarta-feira (19), teve início com os parlamentares que vão compor os assentos da Câmara Municipal de Maceió para a próxima legislatura.

Pela ordem dos mais votados, foram diplomados: Heloísa Helena (Psol) - 19.209 votos; Silvânio Barbosa (PSB) - 10.317 votos (novato); Galba Novaes Neto (PMDB) - 8.937 votos (novato); Wilson Júnior (PDT) - 8.533 votos (novato); Davi Davino (PP) - 8.531 votos; Fátima Santiago (PP) - 8.502 votos; Dudu Ronalsa (PSDB) - 8.193 votos (novato); Francisco Holanda (PP) - 7.651 votos (novato) e pastor João Luiz (DEM) - 7.481 votos.

Também receberam os diplomas, Tereza Nelma (PSDB) - 6.944 votos; Sílvio Camelo (PV) - 6.261 votos; delegado Kelmann Vieira (PMDB) - 6.249 votos (novato); José Márcio (PSD) - 5.476 votos (novato); Eduardo Canuto (PV) - 4.346 votos; pastor Marcelo Gouveia (PRB) - 5.348 votos; Silvânia Barbosa (PPS) - 4.629 votos; Cléber Costa (PT) - 4.096 votos (novato); Guilherme Soares (Psol) - 3.264 votos (novato) e Simone Andrade (PTB) - 3.171 votos (novata).

Aparecida do Cabo Luiz Pedro (PRTB), que conquistou 9.010 votos e será vereadora de 1º mandato e Antônio Holanda (PMDB), que foi votado por 5.960 eleitores e retorna à Câmara Municipal depois de anos afastado das funções legislativas, não compareceram à solenidade e deverão buscar os diplomas no TRE/AL.

Novo prefeito e vice já estão diplomados

A cerimônia foi encerrada com a diplomação do novo prefeito de Maceió. Rui Palmeira, que foi eleito com 57% dos votos válidos e derrotou os sete outros candidatos que disputavam a chefia do Poder Executivo Municipal, fez um discurso breve, agradeceu pela confiança depositada nele, garantiu que, como deputado federal que ainda é, já articula possibilidades de convênios com o governo federal para que recursos sejam enviados para Maceió e prometeu priorizar a Saúde em sua gestão. “Sabemos que a Saúde não fuciona em Maceió, especialmente, a atenção básica (postos). Oferecer um serviço digno é um dos maiores reclames da população e isso vamos buscar fazer. É um compromisso de Rui Palmeira”, disse ele.

O prefeito tucano não quis polemizar quanto a transição que está acontecendo entre a equipe montada por ele e aquela designada pelo atual chefe do Executivo, Cícero Almeida. “Solicitamos várias informações. Queremos saber como estão as situações fiscal, financeira e orçamentária do Município, quais programas e projetos estão em execução e de que forma eles são administrados. Parte desses dados ainda não chegou e continuamos aguardando. Temos uma necessidade enorme que eles nos sejam fornecidos para que possamos começar a gestão de Maceió com os pés no chão. Tenho certeza que o prefeito Cícero Almeida vai nos dar tudo aquilo que pedimos a ele”, declarou Palmeira.
O vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, também foi diplomado na noite desta quarta-feira.

A vitória de Rui Palmeira

Rui Palmeira venceu a disputa para a Prefeitura de Maceió ainda no 1º turno. O 2º colocado, Jurandir Bóia (PDT), que aceitou concorrer às eleições no lugar do também pedetista Ronaldo Lessa - que foi considerado ficha suja -, obteve apenas 12% dos votos.

O peessedebista encabeçou a coligação “Nova Maceió” e usou o slogan “O cara é bom”, que, rapidamente, popularizou-se pelas ruas. Ele, que no início da eleição em Maceió polarizou as intenções de votos com Ronaldo Lessa, na reta final já aparecia, nas pesquisas, vencendo ainda no 1º turno.

Quando lançou sua candidatura este ano, Rui ocupava o caro de deputado federal e, amtes de exercer esse mandato, ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas e chegou a ser líder da bancada do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Comentários