Papa Francisco dá ovos de Páscoa e colombas a jovens infratores


ROMA, 28 MAR (ANSA) - O papa Francisco doou ovos e colombas pascais aos jovens infratores detidos no Instituto Penal para Menores Casal del Marmo, em Roma. O Pontífice celebrou nesta tarde a tradicional missa da Quinta-Feira Santa no local, durante a qual lavou os pés de 12 presidiários.

O Pontífice chegou ao local por volta das 13h20 no horário de Brasília (17h20 em Roma), conforme previsto pela agenda do Vaticano. Francisco lavou os pés de dez meninos e duas meninas, sendo que uma delas é católica e a outra é muçulmana.

"Devemos ajudar uns aos outros. Isso é o que Jesus ensina e o que faço, é o meu dever, algo que vem do coração, que amo fazer", disse o Papa durante a missa.

Os jovens da prisão acompanharam a celebração com música e cantos. Um grupo de meninas e meninos tocou guitarra durante as liturgias.

Segundo Francisco, "aquele que está no lugar mais alto deve se colocar a serviço dos outros". "Este é um símbolo e um sinal: lavar os pés [alheios] quer dizer que estou ao seu serviço", disse o Papa, enquanto fazia a lavagem nos jovens infratores.



Os detentos presentearam o Papa com um genuflexório e um crucifixo de madeira, fabricados por eles.

"Estou feliz de estar aqui com vocês. Sigam em frente e não deixem que lhe roubem a esperança. Entenderam? Sempre com a esperança, adiante", disse Francisco.

Ao comentar sua visita ao local, o Papa disse que "esses meninos me ajudarão a ser mais humilde, a ser servidor, como um bispo deve ser".

"Quando me perguntaram onde eu queria visitar, a escolha por Casal del Marmo me veio do coração. As coisas do coração não têm explicação", afirmou o Pontífice.

O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou que Francisco abraçou e beijou todos os detentos do instituto.

Por sua vez, o cardeal italiano Agostino Vallini, que celebrou a missa com o Papa no presídio, afirmou que "foi uma experiência muito forte". "A presença do Santo Padre, as suas palavras, a sua proximidade com os jovens, o seu olhar de afeto e de amor tocaram todos", comentou.

FONTE: noticias.uol

Comentários